EM REUNIÃO, SANTANDER ABORDA HOME OFFICE, TESTES DA COVID-19 E ANTECIPAÇÃO DA PLR
31/07/2020





Foi realizada quarta-feira (29) , por videoconferência, reunião da Contec (Confederação Nacional dos Bancários) com o Santander.

Na reunião, o Santander informou que, por enquanto, está suspenso o rodízio de funcionários em home office, mas que está implementando nova política de trabalho à distância por departamento e não por agência.

O Banco informou também que adquiriu vários testes e está realizando um projeto piloto no processo de testagens dos funcionários. E que firmou convênio com algumas farmácias, para testagens rápidas. A relação das farmácias será enviada posteriormente ao movimento sindical.

O Santander disse ainda que os gerentes regionais estão orientados a fazerem contato permanente com todos os funcionários para rastreamento a efetiva observância do distanciamento social, uso  de máscaras, gel e os demais procedimentos sanitários necessários.

No caso de sintoma da covid-19, imediatamente terá de haver comunicado ao Banco, por meio de formulário próprio no Portal de RH do Santander e gestores diretos, com o imediato afastamento do funcionário, com o acionamento da telemedicina ¨Hospital Albert Einstein¨, para a primeira consulta e realização das testagens nos lugares indicados, acompanhamento este extensivo aos dependentes do funcionário.

O Banco informou também que serão abonadas as ausências decorrentes de covid, mediante código específico, proibida a compensação de horas extraordinárias.

Embora os protocolos e regras da saúde fixem em 48 horas o prazo para a reabertura da agência onde houve funcionário contaminado, o Banco tem ampliado este prazo para 72 horas, a título de precaução e segurança.

LGPD
Sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), o Banco informou que vai adotar a mencionada lei mediante aditivo ao contrato individual de trabalho, no que foi questionado pelas entidades sindicais presentes, que defendem a negociação prévia antes de implantação do procedimento.

PLR
Em relação à antecipação da PLR, o Banco informou que irá antecipar o valor total da regra da Fenaban: 90% do salário mais parcela fixa de R$ 2.257,00 e a PLR adicional, limitado a R$ 13.500,00. O texto do acordo da antecipação deverá estar pronto em mais ou menos dez dias e enviado ao movimento sindical para análise.

BANCO DE HORAS
Em relação ao banco de horas, ficou para uma próxima reunião para ajustes e posterior apresentação à comissão dos empregados.



Voltar

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves
Rua Marechal Deodoro, 101 - Galeria Central - Conjunto 401 - Bento Gonçalves/RS
Telefone: (54) 3452 1956 - E-mail: bancarios.bg@gmail.com